O preço de não saber lidar com a vida financeira pode ser muito alto! Eu mesma já cometi muito erros. Para que você não tenha os mesmos prejuízos, quero te mostrar oito merdas financeiras que eu fiz, antes dos 30, que quase me levaram à falência!

Vou te contar qual foi a primeira besteira que eu fiz e que me custou muito caro!

Para ver esse conteúdo em VÍDEO legendado, clique abaixo:

 

  1. Eu já tive Título de Capitalização!

Título de Capitalização não é investimento! Você coloca o seu dinheiro ali, ele não rende nada e ainda perde para inflação!

Não sei se você sabe o que é inflação, mas o seu dinheiro perde valor. Você usa 100 reais para fazer compras em janeiro de um determinado ano, quando você volta em janeiro do outro ano, com os mesmos 100 reais, você não consegue comprar as mesmas coisas! Isso porque o preço subiu, consequentemente o valor do seu dinheiro foi perdido.

Então, isso é inflação. É o quanto o seu dinheiro perde de valor!

E quando você coloca o seu dinheiro em Título de Capitalização ele não cresce e ainda perde dinheiro, perde valor com a inflação. É um péssimo investimento.

Fora que, no Título de Capitalização, a gente fica esperando ser sorteado, né? Mas dizem por aí que as chances de você ser sorteado em um Título de Capitalização é a mesma de você ser atingido por um raio na cabeça!

 

   2. Ter um Seguro de Vida foi a segunda grande besteira que eu fiz com o meu dinheiro!

Sem filhos, sem marido, sem ninguém que dependesse de mim, não fazia o menor sentido eu ter um Seguro de Vida! Ou seja, se eu morrer, deixar dinheiro para quem?

Então, ali não fazia sentido ter um Seguro de Vida!

Tem alguns seguros que também vão te ressarcir por invalidez ou, então, vão custear despesas médicas… Alguns seguros podem ter esse tipo de serviço, mas, naquele momento, antes dos 30, até para tentar dominar as minhas finanças, optei pelo Seguro de Vida mais barato que nem tinha todas essas coberturas.

Mas eu nem sabia se tinha ou não. Eu, simplesmente, comprei um Seguro de Vida porque teve um consultor financeiro que me disse que era uma boa!

Passei um ano colocando dinheiro nesse Seguro de Vida todo mês, não usei esse Seguro, e depois de um ano percebi que era uma grande besteira! E aí eu cancelei!

 

  3. Eu deixei meu dinheiro na poupança!

Guardar na poupança não é uma boa para o seu dinheiro! Não é a melhor forma

de você investir! Primeiro porque é a poupança é um dos investimentos que menos rende.

Qualquer outro investimento de Renda Fixa, claro, sem contar com o Título de Capitalização, vai render mais do que na poupança. E com uma diferença! Vai render todo dia!

Na poupança, o meu dinheiro lá rendia de 30 em 30 dias. Então, quando dava 30 dias, rendia um pouquinho. Mais 30 dias, rendia outro pouquinho.

Hoje, o meu dinheiro, quando está na Renda Fixa, ele rende todo santo dia. A cada dia o meu dinheiro cresce. Então, não faz o menor sentido eu deixar na poupança.

Tem gente que diz: “Ah, mas eu tenho pouco dinheiro”, “Ah, mas eu quero mexer nesse dinheiro a qualquer momento!”.

Existem outras opções!

Uma boa opção, que substitui a poupança, é o Tesouro Selic – que rende todo dia, que você pode sacar a qualquer momento e que você pode começar com pouco, com menos de 100 reais!

 

  4. Eu não quitei as minhas dívidas e comecei a guardar dinheiro!

Eu não sei se você já me ouviu contar essa história, mas eu já tive 60 mil reais em dívidas, quando eu tinha 27 anos. E, nessa época, eu recebi uma rescisão de uma empresa que eu trabalhava. Ganhei cerca de 30 mil reais. E o que é que eu pensei?

“Não adianta quitar as dívidas porque eu vou continuar com dívidas.”

Eu tinha só 30 mil, a dívida de 60 mil. Aí eu decidi guardar dinheiro. Guardei o dinheiro na poupança, né… que eu também já te contei que é uma besteira!

Guardei os 30 mil lá. Só que o que aconteceu é que as minhas dívidas já estavam em um

estágio tão avançado que, por uma ação judicial, aquela minha poupança foi bloqueada e eu perdi tudo!

Então, se você tem dívidas, não é o momento ainda de você pensar em investir! Você precisa

resolver suas dívidas! Porque as dívidas crescem numa velocidade gigantesca, enquanto os seus investimentos, principalmente se for na poupança, vão crescendo bem pouquinho.

Então, aquele dinheiro nunca vai crescer a ponto de quitar suas dívidas! E, dependendo do avanço da sua dívida, pode acontecer o que aconteceu comigo!

 

  5. Eu entrei em um negócio de Marketing Multinível!

Tá, espera aí, eu não estou dizendo que um negócio de Marketing Multinível é ruim! Não é ruim para todo mundo, é ruim para quem não tem perfil, como qualquer negócio!

Se você não tem perfil para um determinado negócio, não entre! E eu entrei!

Eu não sabia exatamente do que se tratava, eu não sabia que eu ia ter que ser boa em vendas, eu não sabia que eu ia ter que ser boa no relacionamento com clientes, que eu ia ter que trazer pessoas e quantas pessoas eu teria que trazer para o negócio…

Eu simplesmente investi, sem saber de tudo isso, investi sem conhecer no detalhe o produto… Até gostava do produto, mas eu não estava pronta para investir naquele negócio.

Fiquei com um estoque gigante em casa. Não foi, na verdade, um investimento, acabou sendo um custo. Tive que vender aos poucos, levei muito tempo vendendo, consumi uma grande parte e não voltei para esse negócio.

Eu acho que um investimento em um negócio de Marketing Multinível pode ser muito bom. Eu conheço muitas pessoas que ganham bastante dinheiro e têm um negócio muito próspero, mas, para mim, não fazia muito sentido.

E eu investi sem saber no que eu estava investindo!

Então, quando você for entrar em um negócio, saiba, exatamente, que habilidades você precisa ter, quais são as possibilidades dentro daquele negócio.

Não invista em um negócio que você não conhece! Não faça essa besteira que eu fiz!

 

  6. Pegar um empréstimo para quitar o Cheque Especial!

Isso é o que todo mundo diz para a gente fazer! Eu fui lá e fiz!

O Cheque Especial é uma dívida muito cara, ela tem juros muito altos. Então, faz sentido, sim, você pegar um empréstimo com juros mais baratos para cobrir o Cheque Especial e aí quitar essa dívida mais barata.

Até aí tudo bem!

Qual foi a grande besteira que eu fiz? Eu fiz isso sem organizar as minhas finanças, sem saber como iriam ficar as minhas despesas depois disso, sem saber quanto estava entrando de dinheiro…

O que acontece quando a gente pega um empréstimo para quitar o Cheque Especial sem se organizar antes?

A gente não tem noção real do tamanho do buraco!

Então, a gente olha na nossa conta e está lá menos 2 mil reais, menos 2 mil negativos, né?

E aí a gente vai, pega um empréstimo de 2 mil reais para cobrir aquele buraco. Mas a gente esquece, primeiro, que vai ter juros para pagar. A gente esquece que a gente está gastando mais do que está ganhando.

E aí, o que acontece?

No mês seguinte, com juros para pagar, com as despesas maiores do que o dinheiro que entra, aquele empréstimo não vai ser suficiente! Foi o que aconteceu comigo!

Aliás, por duas vezes eu peguei empréstimo para cobrir Cheque Especial e, logo depois, eu estava no Cheque Especial de novo!

 

  7. Ficar pagando o mínimo do Cartão de Crédito!

Eu pagava o mínimo porque não tinha dinheiro para a fatura toda, mas não queria não pagar nada, queria liberar um pouco do limite.

Isso era uma grande besteira, porque chegava na fatura seguinte, parecia que vinha até maior do que veio no mês anterior. Eu nem entendia aquela matemática, e hoje eu entendo!

A taxa de juros do cartão é absurda! E, por isso, pagar o mínimo é ficar rasgando dinheiro todo mês! Então, não faça essa besteira!

 

  8. Emprestar meu nome para terceiros para fazer crédito, financiamento no meu nome!

Isso me complicou muito antes dos 30, e você não deve fazer nem antes do 30 e nem em idade nenhuma!

Eu fiz isso, fiz isso mais de uma vez! Mas em uma das vezes foi muito complicado! Foi para um financiamento de um carro e essa dívida acabou não sendo paga.

Eu fiquei com uma dívida de quase 60 mil reais no meu nome.

Se a pessoa que está te pedindo o seu nome emprestado não pode fazer as compras no nome, não pode pegar crédito no nome dela, é porque ela já não deve ser um bom pagador. Então, não é uma boa você submeter o seu nome a um crédito que alguém pode não pagar.

Só faça isso se você puder pagar do seu bolso. Se você pensar assim:

“Bom, se essa pessoa não pagar, eu tenho dinheiro para pagar!”.

Então, tudo bem! Você vai ter que arcar com essa dívida depois. Mas, se não for isso,

não empreste o seu nome como eu fiz.

 

Essas foram oito grandes besteiras que eu fiz, consegui reverter e, hoje, está tudo bem. Hoje eu domino as minhas finanças!

Então, eu vim aqui para te contar quais foram essas oito para que você não cometa os mesmos erros.

Bom, se você curtiu esse material, se você acha que tem alguém que você conhece que pode estar cometendo um desses grandes erros, compartilha esse artigo! Pega o link, passa para a pessoa!

 

É isso! Até o próximo artigo!

6 respostas

  1. Olá Luciana – Gosto muito das suas dicas.
    Gostaria de saber qual a melhor forma de investir para iniciantes?
    Quais investimentos devo fazer para alcançar a independência financeira ???

  2. Olá Luciana Fiaux,
    Gostaria de saber qual é a melhor forma de investimento para iniciantes? Eu nunca consegui poupar, qual o melhor caminho?

    Att,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *